quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sal em "Excesso" causa demência

Por conta dos efeitos no cérebro, comer muito sal pode provocar demência. O alerta dos médicos visa principalmente aquelas pessoas que comem muito sal, e não praticam exercícios. O declínio da capacidade mental, a médio e longo prazo, pode resultar em degenaração da função cerebral.
Na prática, comer mais que uma colher de chá de sal por dia, pode resultar, ainda, em Doença de Alzheimer.
É ampla a divulgação de que o sal faz mal para o corpo humano, mas as maiores indicações até então eram de malefícios que prejudicavam o funcionamento do coração.
Com o novo estudo feito por pesquisadores no Canadá, ficou comprovado que também deteriora a saúde do cérebro.
Uma das pesquisadoras no estudo, a médica Alexandra Fiocco, afirmou que a ingestão elevada de sódio combinada com o sedentarismo, retarda o funcionamento cognitivo do cérebro, principalmente nos idosos.
O consumo é elevado sempre que ultrapassa 3 mil miligramas ao dia. Para ter uma ideia mais concreta, basta saber que todas as vezes que se come 3 pacotes de batata frita, ou 3 hambúrgueres, a quantidade aceitável é ultrapassada.
A médica canadadense, Carol Greenwood, da Universidade de Toronto, que é estudiosa de condições degenerativas do cérebro, vê neste resultado uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas para a importância de manter uma dieta equilibrada.
A especialista recomenda maior ingestão de frutas e verduras, e menor quantidade de alimentos processados.

Ficou por avaliar, ainda, qual é exatamente o lugar onde ocorre a ação do sal, ou em qual parte do cérebro atua mais diretamente, para que cause a demência.
No grupo de pessoas que participou no estudo, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta usada para diagnosticar a Doença de Alzheimer. E foi conduzido no decorrer de 3 anos, em 1.262 pessoas, com idade entre 67 e 84 anos, em homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário