segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tudo sobre Proteção Solar!

Tudo sobre Fotoproteção!

Resenha enviada por Mayara Barros

Olá leitoras!
Quero compartilhar com vocês um assunto muito importante: Fotoproteção.
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o termo bloqueador solar foi proibido pela legislação americana, já que não e possível um bloqueio de 100% da radiação solar.A radiação UV é dividida em UVA (315-400nm); UVB (280-315 nm) e UVC (100-280 nm)
Em 1975, o médico Dr. Thomas B. Fitzpatrick , da Escola de Medicina de Harvard, criou uma classificação para os tipos de pele. A Classificação está baseada na cor da pele e na reação a exposição solar.
Esta classificação é utilizada, hoje em dia, para a programação dos tratamentos a laser. Ela permite a calibração dos equipamentos em níveis de energia seguros para cada tipo de pele.
Fototipos de pele:
I: queima facilmente, nunca bronzeia (Branca)IV: queimadura mínima, bronzeado moderado (Morena clara)
II: queima facilmente, bronzeia levemente (Branca)V: raramente queima. Bronzeamento abundante e escuro (Morena)
III: queima moderadamente, bronzeado gradual e uniforme (Branca)VI: nunca queima. Pigmentação profunda (Escura)
Tudo sobre Fotoproteção!
Existem dois problemas na classificação de FitzPatrick:
  1. Os fototipos não são abrangentes, ou seja, isso significa que nós ficamos entre os fototipos de pele. No Brasil, existe a miscigenação, a mistura de raças, então existem mais fototipos de pele do que os seis indicados.
  2. Nesta classificação, não levam em conta o câncer de pele. Apenas bronzeado e queimadura. Por isso, a indicação de FPS baixo.
Além disso, FitzPatrick não leva em conta  a maneira como passamos o protetor solar. Em laboratório (in vitro), eles funcionam, agora, na prática (in vivo), se forem utilizados de maneira errada, diminuem a proteção.
No link abaixo, há um teste, que vocês podem fazer para saber o seu fototipo de pele, ou seja, a sua cor normal sem a exposição solar. Só para lembrar: você sempre ficará entre um fototipo e outro.

Os protetores solares são divididos em: Físicos e Químicos.
  • Filtros Solares Físicos: Atuam refletindo ou dispersando a luz solar pela formação de um filme sobre a pele. São bons para bebês, crianças e pessoas com pele sensível (são aqueles protetores que ficam branquinhos na pele).
    Tudo sobre Fotoproteção!
  • Filtros Solares Químicos: Absorvem radiação Solar, transformam quimicamente e liberam.
    Tudo sobre Fotoproteção!
    Em lugares poluídos, as pessoas se queimam mais. A poluição apenas barra a radiação visível. Podemos observar que o céu e o ambiente ficam mais escurecidos, como por exemplo, em São Paulo.

    Diferenças entre Bronzeador, Protetor, Bloqueador e Gel pós-sol:

    • Bronzeador: Bronzeia e mancha a pele. Não tem proteção UVA, só UVB.
    • Protetor: Tem FPS entre 6 a 30.
    • Bloqueador: Acima do FPS 30. Não bloqueia totalmente a radiação solar, mesmo se o FPS for 100.
    • Gel pós-sol: Só alivia o ardor. A radiação continua sendo absorvida
    Uso incorreto do fotoprotetor
    • Não passamos no pescoço, orelhas, laterais do rosto e perto do cabelo.
    • Não reaplicamos a cada 2 ou 3 h.
    • Geralmente, aplicamos na praia, e o correto é aplicar em casa, 30 minutos antes. O fotoprotetor demora pelo menos 30 minutos para ficar ativo.
    • Temos o costume de esfregar o rosto e quando isso acontece ou retiramos parte do produto, por ser superficial, ou fazemos com que ele penetre em camadas mais profundas da pele.
    • Não higienizamos a pele antes de aplicá-lo, então, há uma camada de protetor solar sobre uma pele suja, o que pode aumentar a tendência à acne.

    Diferenças entre base com FPS e Protetor com cor de base ou tonalizante

    • A base com protetor geralmente tem o FPS mais baixo do que na embalagem.
    • O protetor com base tem o FPS normal, apenas foi adicionado cor.
    O hábito de não utilizar o protetor e tomar muito sol pode provocar câncer de pele, pois toda a radiação solar que tomamos a vida inteira é absorvida pelo nosso corpo, e ali fica acumulada. O protetor deveria ser distribuído pelo governo, pois além de ser um produto caro, é questão de saúde pública.

    Perguntas e Respostas

    1. Qual a quantidade certa para aplicarmos no rosto? R: 2 g. É o equivalente a uma colher de chá.
    2. Qual a quantidade certa para aplicarmos no rosto? R: 1 colher de sopa por regiões de corpo
    3. Por que não devemos compartilhar um vidro de protetor solar? R: Geralmente, as famílias tem o hábito de dividir o protetor solar e isso não é aconselhável, pois se a quantidade certa para usar de protetor é uma colher de sopa por regiões corpo, um protetor solar para uma pessoa na praia, por exemplo, não deveria durar mais que duas semanas. O protetor solar além de ser um produto caro, dura pouco. Façam as contas e vejam o quanto vocês gastariam usando a quantidade certa de filtro solar por um mês.
    4. Existem mais fatores que podem diminuir o FPS além do uso incorreto? R: Sim, a alteração química do produto é um deles. Se o produto estiver vencido ou se ficou exposto ao sol, pode haver uma alteração.
    5. O protetor solar corporal pode ser utilizado na face? R: Sim, mas não é o ideal. O fotoprotetor corporal geralmente é mais oleoso, não foi formulado com o mesmo cuidado do fotoprotetor facial, que preferencialmente é oil free. Para responder essa pergunta, também temos que avaliar as condições da pessoa. Se você percebe que é uma pessoa que não tem condições para comprar frequentemente um produto que é caro, é preferível que ela use o protetor solar corporal no rosto, memso não sendo o ideal, do que ficar sem proteção.
    6. Há diferenças entre o protetor solar spray e a emulsão? R: Não, porém o spray além de ser mais caro, desperdiça muito produto e tem que espalhar do mesmo jeito. Não adianta só borrifar, pois se não ele fica depositado apenas na superfície na pele e não penetra.
    7. E quanto ao protetor solar para o cabelo, realmente funciona? R: Não comprem se não vier escrito na embalagem o número do FPS. Se não vier escrito não funciona, é dinheiro jogado fora.
    8. O óleo bronzeador é prejudicial? R: Sim, o óleo serve como uma lupa que direciona a radiação para o centro da célula (núcleo). O núcleo da célula é onde fica o nosso material genético. Então com a radiação penetrando no núcleo, as células podem sofrer mutações, e com a mutação das células, o câncer.
    Veja o esquema do câncer de pele:
    Sol à pele agredida à transformação celular à multiplicação desordenada à novo tecido = neoplasia.
    Segundo o MS o câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores diagnosticados.

    Dermatoses (doenças da pele) relacionadas à radiação solar

    • Queimadura Solar: Reação inflamatória aguda que consiste na formação de vermelhidão, inchaço, dor local e, nos casos mais intensos, vesiculação e bolhas.
    • Fotodermatose: Queimadura da pele sem condições imunológicas.  Ex: manchas causadas por frutas cítricas. (aquelas famosas receitinhas caseiras que envolvem o limão para clarear a pele, e quando expostas ao sol, mancham).
    • Fotoalergia: Aumento da reatividade cutânea a luz ultravioleta.
    • Fotoenvelhecimento: Envelhecimento Precoce.
    • Dermatoses (doenças de pele) relacionadas à exposição solar crônica:
    • Manchas Solares: Também conhecida como melanose senil. Ex: manchas senis. (aquelas manchinhas que geralmente os idosos apresentam nas mãos, são resultado de muita exposição ao sol sem proteção durante toda a vida)
    • Queratose: Manchas escuras compostas por queratina. Ex: manchinhas que o ator Morgan Freeman apresenta no rosto.
    • Leucodermia: Pequenas manchas despigmentadas localizadas principalmente nos braços, colo e face.
    • Elastose Solar: Engrossamento, espessamento da pele.
    As fotos abaixo das irmãs gêmeas foram tiradas  quando possuíam 71 anos. Elas envelheceram de formas diferentes. A irmã da primeira foto teve uma exposição solar menor do que a irmã da segunda foto, que vivia na praia e trabalhou durante toda a sua vida exposta ao sol.
    Tudo sobre Fotoproteção!
    Agora me respondam, vale ou não vale a pena usar o filtro solar? De qual forma vocês preferem envelhecer?
    Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário