quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tratar a osteopenia na medicina alternativa


A osteopenia ocorre quando há baixa massa óssea. Não é tão grave como a osteoporose, mas as pessoas com osteopenia têm um risco elevado para desenvolver a osteoporose se sua condição não for tratada.
Como o envelhecimento, a massa óssea fica mais pobre em minerais e massas, aumentando o risco de se ter essa doença.
Devido à sua baixa densidade mineral óssea as mulheres são mais propensas a osteopenia e osteoporose que os homens. E também pela forma natural dos ossos, e pelas alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa .
Uma das grandes causas desta doença é o transtorno alimentar, ou problemas que impedem o organismo de absorver uma quantidade suficiente de vitaminas e minerais. Também acontece quando há histórico familiar de osteoporose, consumo excessivo de álcool e o uso frequente de corticoides.
O tratamento pode ser feito com a prática do Tai Chi Chuan. Esta arte marcial, que combina movimentos lentos e graciosos com meditação e respiração profunda, ajuda a melhorar o equilíbrio, reduzindo os riscos de queda.
Defende-se que o Tai Chi pode ser uma intervenção eficaz, prática e segura para a manutenção da densidade mineral óssea em mulheres, principalmente daquelas que estão no período pós menopausa.
O chá verde é indicado neste caso para melhorar a densidade mineral óssea, estimulando a atividade em células formadoras de ossos. Influencia, ainda, na atividade de inibição em células de enfraquecimento ósseo.
A insuficiência vitamina D é comum entre pacientes com osteopenia. Porém, é uma vitamina essencial para ajudar o corpo a absorver cálcio, um mineral fundamental para a formação e manutenção óssea. Pode-se reforçar as reservas de vitamina D no corpo aumentando o consumo de nozes, semente de girassol, e de soja, por exemplo.
Para garantir a prevenção e o trato da osteopenia, há que ingerir bastante cálcio. Cerca de 1000 a 1500 mg por dia. Leite, ovos e queijo são fontes naturais de cálcio, que neste caso, são fundamentais à dieta.
Outras recomendações incluem a prática de exercícios regulares, incluindo o exercício de levantamento de peso, e a diminuição do consumo de cafeína e de nicotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário