segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dicas de alimentação durante a gravidez

Ao saber da gravidez, uma das primeiras preocupações que temos é quanto à alimentação pois queremos o melhor para nosso filho. E isso é muito bom porque nossa alimentação tem tudo a ver com a saúde e bem estar do bebê e da mamãe também. Muita gente ainda acredita que agora é necessário comer por dois. Só que não é bem assim. Na verdade, a futura mamãe só precisa de 300 calorias a mais por dia durante os segundo e terceiro trimestre do que ela precisava antes de engravidar.
Quantos quilos pode-se ou deve-se engordar é uma dúvida frequente. Dependendo das suas características físicas ou do seu peso antes de engravidar, o ganho de peso máximo poderá variar de 10 a 13 quilos até o final da gravidez. Durante o primeiro trimestre é quando muitas mães ganham boa parte do novo peso. Mas para aquelas mulheres que sofrem mais de enjôos poderá ser notada perda de peso ou nenhuma mudança.
Tanto o seu corpo quanto o pequenino dentro de você precisam de nutrientes e, você vai ter de prestar atenção especialmente à:
Calorias: Procure adicionar de 200 à 300 calorias extras por dia durante o segundo e terceiro trimestre. Essa quantidade não é muito mais do que a quantidade que você precisa normalmente mas é essencial para a saúde do seu bebê.
Proteínas: São essencias para o desenvolvimento dos tecidos, incluindo a Placenta, o sangue da mamãe e do bebê. Boas fontes de proteínas são, feijão, frango, peixe, carne ou ovos.
Cálcio: Esse mineral é necessário para o desenvolvimento dos ossos do bebê e também ajuda a previnir que a mãe venha a ter problemas de fraqueza nos ossos depois da gravidez. A necessidade do Calcio é crucial durante o terceiro trimestre, quando a formação dos ossos é finalizada. Se a mãe não está ingerindo Cálcio suficiente para o bebê, ele por sua vez vai se utilizar das reservas maternas para satisfazer as suas necessidades de desenvolvimento deixando a mãe em condições inapropriadas para a sua saúde futura. Não se esqueça de tomar leite, é uma fonte rica em Cálcio e também em proteínas.
Ferro: Um suplemento de Ferro é recomendado durante a gravidez pois, mesmo com uma alimentação saudável, é difícil conseguir todo o ferro que o seu corpo precisa. Geralmente uma quantidade de 30mg de Ferro por dia durante o segundo e terceiro trimestres é recomendada, mas certifique-se com o seu médico novamente. A maior parte desse Ferro o bebê precisa no terceiro trimestre pois ele está acumulando para uso nos primeiros meses de vida.
Ácido Fólico: Vitamina B necessária para a divisão de células. A ingestão de ácido fólico
antes da concepção e durante os primeiros meses de gravidez ajuda a previnir imperfeições no cérebro e espinha do novo feto. Comece a ingestão com a recomendação do seu médico para a quantidade. Faça-o pelo menos um mês antes de engravidar porque essas imperfeições no feto se ocorrem, então é no primeiro mês de gestação quando muitas mulheres ainda nem sabem que estão grávidas. Um suplemento de vitamina é a melhor forma de assegurar que você está recebendo o que o seu corpo precisa durante a gestação. Inclua em sua lista de alimentação suco de laranja, espinafre e legumes.
Líquidos: Incluir mais líquidos em sua dieta é recomendado. Beba pelo menos entre 6 e oito copos por dia. Tomar menos que isso pode ser prejudicial aos seus rins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário