terça-feira, 7 de agosto de 2012

Estilo de Vida, Qualidade de Vida e Longevidade.

Atualmente, o ritmo de vida nas grandes cidades nos leva a padrões que estimula o consumo e o trabalho em excesso, em detrimento de rotinas que prezem pela qualidade de vida e bem-estar. Em meio aos recursos tecnológicos, nos acostumamos com o ritmo alucinante do trabalho e deixamos de lado a preocupação com uma 'máquina' muito importante: o nosso corpo.
O estilo de vida adotado pela imensa maioria das pessoas das grandes cidades contribui para o surgimento de problemas como o estresse, a hipertensão e a obesidade. O sedentarismo aliado à alimentação desequilibrada e excesso de trabalho são ingredientes indevidos que adotados com veemência, leva o indivíduo a uma queda no desempenho físico e a consequentes problemas de saúde.

Estudos recentes indicam que o declínio do desempenho está mais relacionado ao estilo de vida que a pessoa assume ao longo da sua vida, como, fumar, prática regular de exercícios físicos ou esportes, alimentação, tipo de atividade ocupacional, etc., do que a própria idade.

O tempo altera os fatores do desempenho físico. Mas a prática regular dos exercícios físicos restringe tal alteração, e, nesse sentido, mesmo que não assegure o prolongamento do tempo de vida, eles garantem algo que pode ser igualmente importante: o tempo de juventude. Logo, entre duas pessoas de qualquer idade, a mais "jovem" será aquela cuja capacidade de trabalho, vigor muscular, flexibilidade, equilíbrio, e habilidade motora forem maiores.

O indivíduo depende de oportunidade de vida que atenda suas necessidades básicas, porém, não deve abusar de determinados privilégios, que embora necessite de valores e status para conquistá-los, coloquem em risco sua saúde a médio e longo prazo. Portanto, a prática regular de exercícios, é uma forma de garantir uma compensação ao excesso de trabalho.
Os benefícios para a saúde podem ser obtidos com sessões mais longas de atividades físicas diárias, aplicadas com intensidade moderada, (30 a 40 minutos de caminhada), ou com sessões mais curtas de maior intensidade, (15 a 20 minutos de atividades intensas), sendo que a progressão deve ser crescente e com respeito às características individuais.
A qualidade de vida está associada a fatores como o estado de saúde, longevidade, salário e satisfação no trabalho, relações sociais e familiares, disposição, autoestima, autonomia e dignidade. A longevidade é um meio para outras capacidades e determinada pelo estilo de vida que o indivíduo escolhe ao longo da vida.
A proposta então é escolher um estilo de vida ativo, garantir uma boa saúde, aumentar sua qualidade de vida e consequentemente sua expectativa de vida, afinal, você não tem liberdade para fazer grande coisa se não estiver vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário