quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados

As receitas de colírio para olhos inflamados são uma alternativa simples e eficaz para aqueles que buscam tratamento na medicina natural. O colírio caseiro também pode ser utilizado para alergias, e até mesmo para amenizar os efeitos da conjuntivite. No dia a dia, seu uso é recomendado para revigorar olhos cansados ou tensos.
Apesar da presença desses malefícios que atacam a saúde dos olhos, muitas pessoas insistem em lavá-los com água da torneira, fator que é um agravante, pois esse tipo de água pode conter vários tipos de susbstâncias químicas contra indicadas para olhos inflamados. Ou podem, ainda, conter bactérias que pioram a inflamação, gerando uma infecção ocular ainda mais séria.
Por ser livre de produtos químicos, a água destilada é a mais recomendada para ser usada na composição da receita. Todos os utensílios utilizados para fazer a receita devem ser fervidos, afim de ter a certeza que ficarão livres de qualquer bactéria ou fungo.
Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.
Se quiser também poderá usar chá verde em vez do sal. Coloque 2 colheres de sopa de chá verde no copo de água, leve ao fogo e desligue logo que ferver. Tenha a certeza de que estará utilizando um chá verde de qualidade. Deverá coar a mistura antes de seu usada e use filtro de café para fazer a coagem, que deve repetida pelo menos 3 vezes. Outra alternativa, é usar saquinhos de chá verde diretamente sobre os olhos, principalmente quando o sintoma é apenas cansaço.
Nenhuma destas receitas pode ser guardada por mais que um dia. Como não possuem conservantes naturais, pode ser que bactérias se desenvolvam de um dia para o outro, o que pode ser perigoso para os olhos.
O uso do colírio caseiro também é defendido por alguns oftalmologistas, que muitas vezes até dão um guia sobre como prepará-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário